192h

Trilha para Programa de Formação de Educadores

O objetivo dessa trilha é oferecer um panorama completo de alternativas para proporcionar aos alunos uma aula de ciências mais imersiva. Esta trilha é composta por 9 cursos, que podem ser acessados separadamente.

32h

Experimentação

O curso aborda a experimentação como estratégia de ensino-aprendizagem, sob a perspectiva da BNCC, a Base Nacional Comum Curricular, e de novos estudos no ensino de ciências.

20h

Metodologias ativas

Nesse curso serão abordadas maneiras de como tornar suas aulas de ciências mais participativas, dinâmicas e atrativas.

20h

Experimentos fáceis e baratos

Nesse curso serão sugeridas maneiras de como utilizar materiais encontrados no dia-a-dia para deixar a aula mais didática e interativa.

20h

A aprendizagem de Ciências por investigação

Nesse curso apresentaremos maneiras de como estimular os alunos a serem curiosos. Um aprendizado de ciências focado na análise e na busca de respostas.

20h

Cultura maker

Nesse curso serão apresentadas competências estimuladas através de aulas onde o aluno participa diretamente da construção e desenvolvimento de objetos durante o aprendizado.

20h

BNCC - Ciências da Natureza

Nesse curso serão mostrados exemplos e também a importância da contextualização durante a explicação de um conteúdo na sala de aula.

20h

Experimentos no ensino fundamental e a BNCC

Nesse curso serão apresentadas habilidades e competências que podem ser desenvolvidas com a aplicação de experimentos científicos em sala de aula.

20h

O uso da tecnologia nas aulas experimentais

Nesse curso será apresentado um método de aula onde o aluno recebe antecipadamente materiais de estudo através de vídeos, por exemplo, e possibilita que o tempo de aula seja melhor utilizado com debates, dúvidas e aprofundamento.

20h

Curiosidade e fascínio pela Ciência

Nesse curso serão apresentados exemplos de como trabalhar com a curiosidade dos alunos para estimular o interesse e a fixação conteúdo.